Projeto Educomunicação, Cidadania e Protagonismo Juvenil

terça-feira, 5 de maio de 2009

Educomunicação na construção da Conferência de Comunicação

A Comissão da Baixada Santista Pró Conferência Nacional de Comunicação leva o debate sobre o campo da educomunicação à sociedade civil.

A educomunicação pode contribuir diretamente para a reflexão sobre a produção de meios alternativos, para a autonomia e a liberdade de expressão dos sujeitos envolvidos e conseqüentemente na construção de políticas públicas nas áreas de comunicação e educação, e deve ser pautado nesta Conferência.




Na 1.ª Formação da Comissão, realizada nos dias 2 e 3 de maio na Estação da Cidadania, a educomunicação foi discutida pelos participantes, com a colaboração das mediadoras Maria Fernanda Portolani, Mariana Felippe e por mim (Isys Remião). A discussão abordou o conceito da educomunicação, ressaltando a sua importância na transformação social e na construção de uma comunicação autônoma, onde as pessoas tornam-se protagonistas, exercitando o diálogo e a democracia. Foram exibidas produções de rádio desenvolvidas com crianças e jovens de escolas e ONG’s da periferia de Santos.
A formação contou também com profissionais e representantes de instituições de São Paulo como: Intervozes (Coletivo Brasil de Comunicação Social), Abraço (Associação Brasileira de Radiofusão Comunitária) e o jornalista Renato Rovai da Revista Fórum.
Os palestrantes contribuíram para o debate em torno dos eixos que a Comissão definiu prioritariamente, visando capacitar os integrantes para serem facilitadores das Conferências Livres que serão realizadas nos municípios da Baixada e em espaços como Universidades, ONG’s, Sindicatos, Escolas, entre outros que possuam interesse em contribuir na construção da Conferência.


No último dia (03/5) a discussão foi em torno do tema Mídia e Opressões, destacando a relação da mídia com a criança, o negro e a mulher. Os participantes colocaram suas duvidas e sentimentos numa dinâmica de troca de experiências e diálogo.
Destaque especial do evento para os jovens do Camará de São Vicente que já trabalham a educomunicação nos projetos da ONG e para o Centro da Juventude da Zona Leste de Santos que irão produzir um fanzine através das entrevistas realizadas com os palestrantes.


Os próximos passos podem ser conferidos no blog http://conferenciacombs.blogspot.com/ e na rede social http://conferenciacombs.ning.com/






A importância de participar desta Conferencia se dá porque a Comunicação faz parte de nossas vidas, todos os dias somos “bombardeados” pelos meios, assistimos televisão, ouvimos rádio, lemos jornais/revistas, consultamos conteúdos e podemos produzir materiais na internet, por isso e temos o direito de questionar, intervir e construir um país mais democrático e justo para todos!