Projeto Educomunicação, Cidadania e Protagonismo Juvenil

terça-feira, 24 de março de 2009

Educomunicação na Jornada da UniSantos

Jornada de Comunicação e Artes 2009 - UniSantos

De 25 a 28/03

Com o tema Arte, Comunicação e Cidadania a Jornada contou com palestras, oficinas e exposições voltadas às áreas de Arquitetura, Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Relações Públicas e Meio Ambiente.

A Educomunicação foi tema de Oficina e Mesa-Redonda, confira:

Dias 26 e 28/03
Oficina Educomunicação: Democratização e Direito à Comunicação ministrada por Isys Helfenstein Remião

A oficina abordou conceitos do campo da educomunicação e apresentou referências de autores fundamentais para a área como Paulo Freire, Celéstin Freinet, Jesus Martin Barbero, Mario Kaplun e Ismar de Oliveira Soares.
Os participantes também vivenciaram a prática através da produção de rádio.


Dia 26/03
“Mesa Redonda Educomunicação” com a participação das professoras Aline Saboya Prado e Dr.ª Benalva da Silva Vitório, da estudante de jornalismo Mariana Felippe e das egressas Maria Fernanda Portolani (Jornalista) e Isys Remião (RP).

O objetivo da mesa foi discutir as possibilidades do campo da educomunicação, apresentando práticas de rádio e meio ambiente desenvolvidas pela Mariana ressaltando a educomunicação como ferramenta de transformação social, pela Maria Fernanda que atua em projetos voltados a mural-jornal, rádio e TV na ONG Camará em São Vicente e no Centro da Juventude de Santos e por último apresentarei o tema democratização da mídia que foi abordado no meu projeto de Gestão da Comunicação - Uma proposta educomunicativa para o Conselho de Leitores do jornal A Tribuna, Santos - na ECA/USP.

A mesa foi importante para despertar o olhar dos estudantes e demais interessados para uma área que vem crescendo significativamente no país e na América Latina, promovendo uma comunicação horizontal, baseada no diálogo e na liberdade de expressão não para o jovem mas sim com o jovem, com a sua participação direta nessa nova comunicação que queremos.

Nenhum comentário: