Projeto Educomunicação, Cidadania e Protagonismo Juvenil

segunda-feira, 29 de junho de 2009

Conferência do CMDCA de Santos

A 8.ª Conferência do CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) foi realizada nos últimos dias 26 e 27 deste mês na UniSantos, com o tema central: “CONSTRUINDO AS DIRETRIZES PARA A POLITICA E O PLANO DECENAL”.
A Conferência contou com a presença de crianças e adolescentes de grêmios estudantis, do C.A.M.P.S e dos Centros da Juventude da Cidade que participaram ativamente das discussões em especial do Eixo 4 - Participação de crianças e adolescente nos espaços de construção da cidadania.
Nesse eixo os jovens cidadãos discutiram a situação do ensino público na cidade, levantaram propostas e entre elas ressaltaram a importância de projetos voltados à cidadania, à formação política e a participação dos jovens nos Conselhos de Direitos, nas Conferências Municipais e nos espaços de decisões institucionais. Identificaram a carência na divulgação de programas de formação e oportunidades profissionais voltadas ao público jovem.

A partir dessa discussão os jovens construíram cinco diretrizes dentro desse eixo e uma delas foi “Integrar a família e a escola, tendo o jovem como protagonista do processo de construção da cidadania nos espaços sociais” que tem como uma das ações a implantação de projetos de educomunicação e pontos de mídia livre.
A garotada entre 12 e 18 anos não se intimidou com os “adultos” nem na aprovação das diretrizes, nem na votação dos delegados, pelo contrário, interagiram, questionaram, refletiram e animaram todo o processo. Vale dizer também que cerca de 20 delegados entre crianças e adolescentes se candidataram para participar da Conferência Regional, apresentaram suas propostas e interesses em defender os seus direitos e cinco deles se elegeram. Foi uma disputa acirrada mas muito saudável para todos.
Por isso registro aqui os meus parabéns ao trabalho desenvolvido pelo Daniel Gomes e pelo Carlos André da Seduc que, por meio do projeto Democratização da Escola, realizaram 32 pré-conferências nos grêmios estudantis e o resultado pode ser visto nessa Conferência. Parabéns também para a equipe do CMDCA de Santos que oportunizou o momento e o espaço para esse público que é sem duvida o foco do trabalho e precisa ter seu direito de expressão e comunicação garantido.

Acabo, lembrando de uma frase de Paulo Freire em seu livro Pedagogia da Autonomia:

“ (...)Uma das tarefas mais importantes da pratica educativo-crítica e propiciar as condições em que os educandos em suas relações uns com os outros ensaiam a experiência profunda de assumir-se. Assumir-se como ser social e histórico, como ser pensante, comunicante, transformador, criador, realizador de sonhos, capaz de ter raiva porque capaz de amar(...)”
Vamos trabalhar para que a Conferência de Comunicação também seja representada dessa forma.
Até mais!

Nenhum comentário: