Projeto Educomunicação, Cidadania e Protagonismo Juvenil

quinta-feira, 16 de abril de 2009

Comissão Baixada Santista define eixos de discussão para Conferência de Comunicação

A 1.ª Reunião da Comissão Baixada Santista Pró-Conferência Nacional de Comunicação, realizada em 14/04 na Estação da Cidadania, contou com a participação de estudantes/profissionais de diferentes áreas de atuação e dos municípios de Santos, São Vicente e Cubatão.
No encontro foram definidas as estratégias para mobilização da sociedade civil e de representantes dos outros municípios da Baixada. E também, os eixos de discussão que serão abordados em uma Formação.

Os eixos são:

- Propriedade dos meios de comunicação: concessões públicas, controle social da midia e propriedade intelectual

- Educação e Comunicação: Comunicação Popular, Educomunicação, Formação do profissional de comunicação

- Midia e Opressões: A relação da midia com: mulher, o trabalhador, a criança.

- Diversidade Cultural: produção regional

Na rede social http://conferenciacombs.ning.com formamos grupos para cada eixo de discussão, visando facilitar a integração dos responsáveis por cada tema e o planejamento das ações para a formação.

No dia 15, aconteceu a reunião da Comissão Estadual de São Paulo, onde apresentamos as estratégias definidas na reunião da Baixada e fomos parabenizados pelo trabalho realizado em tão pouco tempo.
Ressaltamos ainda a importância de trabalhar os conteúdos centrais da Conferência como parte fundamental no processo de mobilização. Ficou claro que é preciso levar essas discussões para os diversos espaços como: escolas, periferias, universidades, sindicatos e movimentos sociais em geral, para que possamos garantir uma Conferência que não seja apenas para a participação de especialistas e sim da sociedade civil, plural e representativa. Cada região ou município que tiver interesse em adiantar o processo de formação e mobilização (como já fizeram alguns estados) tem a autonomia de levantar os temas a serem discutidos de acordo com as suas particularidades, enquanto aguardam a publicação oficial do Governo. A Comissão Estadual definiu a criação de três comissões: Comunicação, Mobilização e Formação. A Baixada Santista está representada nas duas últimas.

Próximos passos...

Formação dos Facilitadores: dias 02 e 03/05
Produzir material para as Conferências Livres e para divulgação. Sugestões: cartilha e video (produções educomunicativas).

Nenhum comentário: